Vamos construir uma Democracia Participativa

No espírito da Revolução de Abril vamos organizar uma talk sobre democracia participativa.

A democracia deve ir além do voto/da eleição de representantes. O sistema capitalista corrompe os partidos políticos, impossibilitando que ajam em benefício das pessoas e do planeta.

A democracia representativa não está a funcionar! Nesta talk, vamos articular alguns dos motivos e mostrar soluções para construir uma democracia participativa que serve as necessidades das pessoas.

Vamos falar de assembleias cidadãs, assembleias populares e outros processos deliberativos, bem como alguns casos de sucesso na aplicação destes.

Este workshop aborda a importância de compreender a natureza estrutural das opressões (tais como racismo, sexismo, classismo, opressão de jovens, entre outras formas), bem como fazer um trabalho de recuperação pessoal – ambos são essenciais para conseguirmos uma libertação social coletiva.

Como evitar a 6ª extinção em massa!

Problemas globais requerem soluções globais.

Para além da exploração e opressão que aplicam sobro os outros seres humanos, as pessoas e estruturas que controlam o poder, estão a destruir todo o ecossistema.

Este workshop é dividido em duas partes. Na primeira, vamos falar do que está a acontecer ao nosso ecossistema e porque é importante agir agora.

Na segunda parte, vamos falar sobre soluções para enfrentar estas estruturas de poder e criar uma cultura regenerativa.

Se tens interesse em envolver-te no movimento ou, para já, apenas interesse em saber mais, inscreve-te!

Vem descobrir a eXtinction Rebellion neste workshop interativo em que exploramos os pilares do movimento:

culturas regenerativas, auto-organização e democracia participativa.

Vamos falar também da história, princípios e valores, e ação direta não violenta.

Este workshop é a primeira etapa no processo de exploração e integração na XR em Portugal

O workshop tem a duração de 1h15

Como construir culturas regenerativas

Vivemos numa cultura profundamente tóxica. esta cultura tóxica manifesta-se de diferentes formas.

Não estamos a falar de comportamentos isolados de algumas pessoas ‘más’, mas sobre padrões de violência, exploração e opressão que ocorrem através dos sistemas que governam a nossa sociedade globalizada.

Rejeitamos este sistema e esta forma de estar connosco, com os outros e com o planeta.

Precisamos de culturas regenerativas. Neste workshop interativo exploramos os princípios das culturas regenerativas. O trabalho desenvolvido na XR nesta área é baseado no trabalho de diferentes autores, desde Joanna Macy (the work that reconnects), Marshall Rosenberg (comunicação não violenta), Jon young( 8 shields / restorative justice), Glenn A. Albrecht (Earth Emotions), entre muitxs outrxs …

neste workshop procuramos identificar como podemos mudar os nossos comportamento, e criar uma cultura que nos empodera, à nossa comunidade e a todas as pessoas com quem partilhamos este planeta.

Ação Direta Não Violenta

1 Maio 2021 16h00 – 18h00

ação direta não violenta e desobediência civil, uma após outra foram utilizadas para conseguir mudanças sociais,

Neste workshop vamos explorar os elementos essenciais, vamos falar de respeito, de exigências, e formas de protesto para além das habituais paradas ou passeios pela rua que costumam acontecer em Portugal

Somos um movimento internacional, interseccional contra todos os sistemas de opressão. Exigimos justiça climática e social !

estamos nas redes anti-sociais