! QUEREMOS VIVER !

Extinction Rebellion, (Rebelião Contra a Extinção, abreviada como XR) é um movimento internacional, descentralizado, que usa ação direta não-violenta para pressionar os governos a responder de forma justa à emergência climática e ecológica.

Tirando inspiração em movimentos populares como Occupy, Satyagraha, as sufragistas e o movimento dos direitos civis nos EUA, entre outros, a Extinction Rebellion quer reunir apoio mundial em torno de um senso comum de urgência para combater o colapso climático e a sexta extinção em massa.

A Extinction Rebellion foi criada no Reino Unido em maio de 2018, com cerca de cem académicos assinando um apelo à ação em outubro de 2018 !

Em novembro de 2018, cinco pontes do outro lado do rio Tâmisa, em Londres, foram bloqueadas.

Em abril de 2019, a Extinction Rebellion ocupou cinco locais de destaque no centro de Londres: Piccadilly Circus, Oxford Circus, Marble Arch, Waterloo Bridge e a área em torno da Parliament Square. Também nesse mês o movimento chegou a Portugal. Hoje estamos em 70 países, com 1125 grupos locais.

OS PILARES DO MOVIMENTO

Participa nos Workshops interativos

Vivemos numa cultura profundamente tóxica. esta cultura tóxica manifesta-se de diferentes formas.

Não estamos a falar de comportamentos isolados de algumas pessoas ‘más’, mas sobre padrões de violência, exploração e opressão que ocorrem através dos sistemas que governam a nossa sociedade globalizada.

Rejeitamos este sistema e esta forma de estar connosco, com os outros e com o planeta.

Precisamos de culturas regenerativas. Neste workshop interativo exploramos os princípios das culturas regenerativas. O trabalho desenvolvido na XR nesta área é baseado no trabalho de diferentes autores, desde Joanna Macy (the work that reconnects), Marshall Rosenberg (comunicação não violenta), Jon young( 8 shields / restorative justice), Glenn A. Albrecht (Earth Emotions), entre muitxs outrxs …

neste workshop procuramos identificar como podemos mudar os nossos comportamento, e criar uma cultura que nos empodera, à nossa comunidade e a todas as pessoas com quem partilhamos este planeta.

AÇÕES

Somos um movimento internacional, interseccional, contra todos os sistemas de opressão. Promovemos uma Cultura Regenerativa, Auto-Organização, Democracia Participativa, e Ação Direta Não Violenta

estamos nas redes anti-sociais