! QUEREMOS VIVER !

A Extinction Rebellion (Rebelião Contra a Extinção, abreviada como XR) é um movimento internacional e descentralizado que usa ação direta não-violenta para pressionar os governos a responder de forma justa à emergência climática e ecológica.

Tirando inspiração em movimentos populares como Occupy, Satyagraha, as sufragistas e o movimento dos direitos civis nos EUA, entre outros, a Extinction Rebellion quer reunir apoio mundial em torno de um senso comum de urgência para combater o colapso climático e a sexta extinção em massa.

A Extinction Rebellion foi criada no Reino Unido em maio de 2018, com cerca de cem académicos assinando um apelo à ação direta não violenta como a única forma de pressionar o governo a agir e comunicar a emergência.

 

Em Outubro de 2018 aconteceu a primeira ação em massa, com cinco pontes em Londres bloqueadas.

Em Abril de 2019, a Extinction Rebellion ocupou cinco locais de destaque no centro de Londres: Piccadilly Circus, Oxford Circus, Marble Arch, Waterloo Bridge e a área em torno da Parliament Square. Também nesse mês o movimento chegou a Portugal. Hoje estamos em 70 países, com 1125 grupos locais.

Setembro 2019

Bloqueio da avenida almirante reis, Lisboa

OS PILARES DO MOVIMENTO

Participa nos Workshops interativos

AÇÕES

Somos um movimento internacional, interseccional contra todos os sistemas de opressão. Exigimos justiça climática e social !

estamos nas redes anti-sociais