Neutralidade carbónica, o que é e qual a sua importância

Neutralidade de carbono significa ter um equilíbrio entre a emissão de carbono e a absorção de carbono da atmosfera em sumidouros de carbono. Remover o óxido de carbono da atmosfera e depois armazená-lo é conhecido como sequestro de carbono. A fim de alcançar emissões líquidas zero, todas as emissões mundiais de gases de efeito estufa terão que ser contrabalançadas pelo sequestro de carbono. O sumidouro de carbono é qualquer sistema que absorve mais carbono do que emite. Os principais sumidouros naturais de carbono são o solo, as florestas e os oceanos. De acordo com as estimativas, os sumidouros naturais removem entre 9,5 e 11 Gt de CO2 por ano. As emissões globais anuais de CO2 atingiram 38,0 Gt em 2019. Até o momento, nenhum sumidouro artificial de carbono é capaz de remover carbono da atmosfera na escala necessária para combater o aquecimento global. O carbono armazenado em sumidouros naturais, como florestas, é liberado na atmosfera por meio de incêndios florestais, mudanças no uso da terra ou extração de madeira. Por isso, é fundamental reduzir as emissões de carbono para alcançar a neutralidade climática.

Participa nos Workshops interativos

Vivemos numa cultura profundamente tóxica. esta cultura tóxica manifesta-se de diferentes formas.

Não estamos a falar de comportamentos isolados de algumas pessoas ‘más’, mas sobre padrões de violência, exploração e opressão que ocorrem através dos sistemas que governam a nossa sociedade globalizada.

Rejeitamos este sistema e esta forma de estar connosco, com os outros e com o planeta.

Precisamos de culturas regenerativas. Neste workshop interativo exploramos os princípios das culturas regenerativas. O trabalho desenvolvido na XR nesta área é baseado no trabalho de diferentes autores, desde Joanna Macy (the work that reconnects), Marshall Rosenberg (comunicação não violenta), Jon young( 8 shields / restorative justice), Glenn A. Albrecht (Earth Emotions), entre muitxs outrxs …

neste workshop procuramos identificar como podemos mudar os nossos comportamento, e criar uma cultura que nos empodera, à nossa comunidade e a todas as pessoas com quem partilhamos este planeta.

traz amigxs !

link do evento no facebook

23 janeiro 2021
10h30 – 12h00

pequena descricao do que aconteceu. pequena descricao do que aconteceu. pequena descricao do que aconteceu.pequena descricao do que aconteceu.pequena descricao do que aconteceu.

link

31 janeiro 2021
16h00 – 18h30

pequena descricao do que aconteceu. pequena descricao do que aconteceu. pequena descricao do que aconteceu.pequena descricao do que aconteceu.pequena descricao do que aconteceu.

link

Somos um movimento internacional, interseccional, contra todos os sistemas de opressão. Promovemos uma Cultura Regenerativa, Auto-Organização, Democracia Participativa, e Ação Direta Não Violenta

estamos nas redes anti-sociais